Sebastião Saidel, clarinetista e saxofonista, marcou seu espaço na história da musica na cidade de São Carlos e em outras do Estado de São Paulo. Filho de Antonio Saidel e de Leonor Saidel, nascido em São Carlos aos 21/01/1925, casou-se com Alzira dos Santos Saidel. tiveram quatro filhos: Justina Célia, Leonor, José Paulo e Salete.
Atualmente tem onze netos e dois bisnetos. Trabalhou na FEPASA, onde se aposentou.
Atualmente tem onze netos e dois bisnetos. Trabalhou na FEPASA, onde se aposentou.
Sebastião Saidel tocando com seu irmão Prof. David Saidel em clube da cidade.
* * * Sebastião Saidel tocando com Emilinha Borba em São Carlos.
Tinha maior prazer em tocar clarinete e saxofone, havendo aprendido nos anos 40/50 com o maestro Sebastião Foschini, maestro de uma orquestra local. Tocou em inúmeras orquestras, lembrando-se da Maracá, dirigida pelo maestro Serafim Batarsi; a Orquestra Marajó, dirigida por Alfredo Gonçalves Júnior - Dinho; a American Jazz de Rio Claro, dirigida por Carlos Silva; Orquestra de Lucélia, dirigida pelo maestro Euclides; Orquestra de Joaçaba.
Conta que tocou muito em circos, bares, festas, serenatas, portas de lojas, etc. Diz que após os bailes, muitas vezes ia direto para o trabalho, levando o seu instrumento.
Demonstrando muitas saudades, lembrou-se de dezenas de músicos com quem tocou. Referindo-se com carinho e respeito, destacou Alfredo Gonçalves Junior, Luiz de Arruda Campos, Sebastião Spinelli, Nelson Cafunga, Serafim Batarsi...
Além de uma entrevista pessoal com Sebastião Saidel em sua residência quando ele completava 86 anos de idade, obtivemos fotos e outros dados com seu genro Carlos Mantovani (casado com Justina Célia Saidel Mantovani) e netos Carla e Bruno, fabricantes especialistas de alto-falantes e caixas acústicas, e, comerciantes de equipamentos afins de altíssima qualidade e precisão (Art Som Indústria e Comércio de Eletro-Acústicos Ltda. - Rua D. Pedro II, 852).
Nenhum comentário:
Postar um comentário